Avançar para o conteúdo principal

Lisboa transpira stress

A vida na cidade é muito diferente.
Há sempre pressa e a pressa dos outros cansa-nos.

   Para onde quer que se olhe está sempre alguém com pressa, ou porque precisa de apanhar um transporte público, ou porque está atrasado ou por qualquer outra coisa. Lisboa transpira stress!
   Por um lado é mais agradável andar pelas ruas e não estar constantemente a ser sujeito a olhares, comentários e cochichos - "Olha aquela ali.... é lá da escola!" "Aquela fez não sei o quê..." bla bla bla. Por outro lado é frustrante e cansativo. É impossível sair à rua sem passarem uns 40 carros por nós dos quais pelo menos 1 vai fazer uma manobra estranha e levar com uma forte apitadela de outro. É impossível passar na passadeira descontraidamente pois, mesmo que não venha ninguém, pode aparecer um louco do nada - conduzem como se estivessem na A25. Nos transportes públicos as pessoas estão rotinadas a carregar passes ou cartões, a apanhar o comboio x na plataforma y e nós, novatos, ficamos a olhar para os ecrãs meia hora a tentar perceber para que lado é que queremos ir - Sintra ou Rossio? Para além disto tudo, mesmo no meio de multidões, conseguimo-nos sentir mais sozinhos do que no meio de 3 ou 4 pessoas. Ninguém olha para ti, ninguém fala contigo, vão de encontro a ti porque tu estás na rota habitual deles e nem sequer olham para trás para ver se bateram numa pessoa ou num poste... Não há pessoas bem dispostas que, mesmo sem te conhecerem, te dizem Bom dia, não há velhinhas a darem de comer aos pombos no jardim... Não há tranquilidade.
   É bom viver em Lisboa mas é impossível chegar ao final de um dia sem estarmos estafados. Tudo mexe, tudo fala, tudo buzina, tudo é ruído. Stress atrás de stress.

KAPPA